10 hábitos que podem ajudar a reduzir o valor da sua fatura de luz

Economizar energia não é questão de um dia, mas de mudar hábitos para tentar ser mais eficientes no consumo. Aqui deixamos os 10 hábitos que você já deveria estar colocando em prática em sua casa.

Economizar energia é importante para muitos lares, mas nem sempre é fácil encontrar hábitos que nos permitam economizar energia em casa. Acostumar-se a executar certas tarefas diariamente pode ser difícil no início. Mas definitivamente vale a pena!

Mas, como economizar energia em casa e verificar isso na conta de luz enviada pela empresa que realiza a distribuição de energia? Muito fácil, a chave é a consistência. Ou seja, é preciso começar a fazer a partir desse momento e para sempre! Você deve apostar na economia de energia.

Para que não fique muito difícil para você, começamos com 10 hábitos simples que vão te ajudar a economizar.

1. Aproveite a luz natural

Uma das formas de economizar energia em casa é aproveitando os benefícios da natureza. A luz solar é uma delas, principalmente no Brasil, que é muito ensolarado.

2. Apague as luzes

Caso precise acender as luzes, lembre-se de apagá-las quando não estiver em determinada parte da casa. E, acima de tudo, lembre-se de desligá-los antes de sair de casa.

Mesmo que você tenha lâmpadas de LED e elas consumam muito pouco, se você deixá-las sempre acesas por horas vai acabar pagando mais na conta de luz desnecessariamente.

3. Tarifas de discriminação horária

Existem empresas de energia em Portugal e Brasil, que já oferecem preços de energia em alguns horários (de noite). Se você passa mais tempo em casa nesse período, pode contratar uma tarifa de energia com discriminação horária, pois é mais econômica. Pode aproveitar para colocar a máquina de lavar a roupa em funcionamento depois do jantar, por exemplo.

4. Tape as panelas ao cozinhar

Embora possa parecer bobagem, grande parte do calor gerado pelo cozimento escapa se não usarmos uma tampa. Não só vai demorar mais para aquecer a panela ou fazer a água ferver, mas também vai consumir mais energia (se você tiver uma placa de vitrocerâmica, ela terá que funcionar mais e consumir mais energia).

5. Aproveite o calor residual do forno

Tanto o forno como a placa de vitrocerâmica não perdem calor imediatamente quando os desliga. E você pode aproveitar esse calor residual para terminar o que está cozinhando.

Se você estiver assando um frango no forno, desligue-o 5-10 minutos antes e deixe-o dourar com o calor residual do forno.

6. Desconecte os dispositivos que você não usa

Lembramos que o ‘stand by’ é um daqueles vampiros invisíveis que consomem mesmo que não percebamos. Ocorre quando deixamos os dispositivos conectados desligados, mas ainda conectados.

Nestes casos, o aparelho, embora desligado, continua consumindo. Alguns exemplos podem ser: carregadores, computadores, aquecedores, dispositivos digitais, escova de dentes elétrica, etc.

Uma maneira de tornar a desconexão desses aparelhos mais fácil e um hábito que ajudará a economizar em casa, é através do uso das réguas de energia. Desta forma, você pode desconectar vários dispositivos de uma só vez. Outra opção são os plugues inteligentes que conectam e desconectam os aparelhos completamente sem desconectá-los e são até programáveis ​​(embora também sejam mais caros do que réguas de energia tradicionais).

7. Faça bom uso de seus aparelhos

Não basta comprar um forno que se limpe automaticamente ou uma geladeira “no frost”, ou que até tenham boa classificação energética. Você deve manter todos os eletrodomésticos sempre cuidados para que funcionem corretamente.

Por exemplo, limpe a serpentina do refrigerador pelo menos uma vez por ano, mantenha os filtros do ar condicionado limpos de vez em quando ou remova o excesso de poeira das pás do ventilador para operação adequada. É assim que você vai conseguir estender a vida útil desses dispositivos.

8. Passe as roupas de uma vez

O ferro é um daqueles aparelhos que consomem mais do que você pensa. É preciso muita energia para atingir essas altas temperaturas. É por isso que é um ótimo hábito de economia focar em passar todas as roupas que temos de uma vez.

Para fazer isso da maneira mais eficiente, comece passando os tecidos que precisam de menos temperatura e continue com os que precisam de mais temperatura. Desligue o ferro e acabe de passar as poucas roupas que sobrou, o calor que o ferro ainda tem pode te ajudar a finalizar essa tarefa doméstica.

9. Evite manter o freezer e a geladeira abertos

Já aconteceu com todos nós, abrimos a geladeira e olhamos um pouco sem saber bem o quê. Abrir a geladeira ou o freezer por muito tempo é uma prática ruim quando se trata de economizar energia. O frio gerado pela sua geladeira é rapidamente perdido quando você faz isso. Portanto, uma dica para reduzir o consumo de energia em casa é adotar este hábito: pense primeiro e depois abra a geladeira. É fácil, certo?

10. Mantenha a temperatura certa em sua casa

Este é um hábito um pouco mais complicado. Estabelecer uma temperatura que todos os inquilinos da casa considerem adequada ou agradável não é nada fácil. Deixamos uma dica aqui, as temperaturas de conforto são:

  • Inverno: 20-23 graus
  • Verão: 22-25 graus

O que é fácil é manter a temperatura que foi combinada. Você pode usar termostatos digitais para manter a temperatura ao ligar o aquecimento ou o ar-condicionado.

Além disso, apostar na automação residencial é uma excelente oportunidade de baixar os consumos de energia, pois essa tecnologia dará vida aos seus eletrodomésticos, na medida que os tornará inteligentes. Essa tecnologia permite automatizar tudo aquilo que você quiser de forma a ter consumos mais equilibrados.

Já pensou controlar a máquina de lavar a roupa ou o seu forno quando estiver fora de casa? Ou apagar eles mesmo estando fora de casa? Pois é, isso é o poder da automação residencial.

Para isso, apenas terá de ter internet em sua casa para poder usufruir de todas essas facilidades. Confira através do Meo Speedtest a velocidade da sua ligação e transforme o seu lar em uma casa inteligente hoje mesmo.

Você tem algum hábito que o ajuda a apostar na economia de energia?

Deixe um comentário